Escola Vicente celso Brandão

Sequência didática para 9º ano: Teorema de Pitágoras, Semelhanças de triângulos e Polígonos

INTRODUÇÃO

Quando o professor conduz o aluno a uma situação de aprendizagem, esse deve articular seus pensamentos a buscar conceitos geométricos adquiridos e organizá-los para compreender novas informações.
Segundo PCN’s, o aluno deve adquirir uma articulação entre o espaço físico, as figuras geométricas e as representações gráficas. Portanto, o aluno deve buscar uma relação dos conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores das atividades geométricas concretas e lúdicas realizadas e fazer comparações da representação do objeto e suas propriedades que os envolva, levando-os para o ciclo mais avançado. Assim, deixamos aqui o cuidado de validar um conhecimento matemático seguindo um mapa do plano de aula em espiral até o Teorema de Pitágoras

JUSTIFICATIVA

Há quem não veja a Matemática com bons olhos, mas quando se depara com  uma leitura e nela existem incógnitas, xaradas, problemas que só a Matemática pode resolver é preciso conhecê-la. Nossos alunos atualmente vêm sofrendo uma rejeição nas atitudes de leitura e escrita, sem estimulo vem problematizando uma grande dificuldade de interpretação nas resoluções de problemas. Devemos mudar esse quadro com atitudes positivas para melhor conhecimento e formação de conceitos e aprendizagem da Matemática.
O Teorema de Pitágoras considera quatro graus de sabedoria: aritmética, música, geometria e esférica (astronomia). Podemos aplica-lo em diversas atividades matemáticas na contribuição da resolução de problemas usando os quatro graus de sabedoria. Uma atividade bem tratada no ensino fundamental é um alicerce para as relações trigonométricas no ensino médio.

OBJETIVO


Contribuir para um pensamento organizado de leitura e interpretação envolvendo relações métricas do triângulo retângulo, elaborar argumentos lógicos e colocar em ação os conceitos matemáticos adquiridos através das narrativas apresentadas na resolução de problemas.

Conteúdo:    Teorema de Pitágoras.

MAPA PLANO DE AULA PARA COMPREENSÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Habilidades: Resolver problemas em diferentes contextos que envolvem as relações métricas do triangulo retângulo (Teorema de Pitágoras).

Etapa 1: Problematização/Contextualização.
  • Vocês conhecem uma porteira?  Neste link há uma sugestão de imagem para ser trabalhada
  • Como é sua estrutura?
  • (Interpretar a figura e realizar a leitura);
  • Desenhe no quadro e caderno;
  • Discussão do desenho (observação dos detalhes da construção);
  • Porque existe a barra transversal nessa porteira?

Etapa 2: Levantamento dos conhecimentos prévios e concepções espontâneas.
  • Vocês identificam alguma figura geométrica? Qual? E sua área?
  • Vocês identificam algum ângulo? Qual?
  • Qual tipo de triangulo vocês visualizam?

Etapa 3: Desenvolvimento Metodológico
Triangulo retângulo: classificação dos lados e ângulos.
Experiências Matemáticas:
Abaixo, temos como sugestão uma vídeo aula que pode ser usada neste Momento


  • Construir quadrados sobre os lados do triangulo retângulo;
  • Calcular a área deles;
Neste link, há uma dinâmica que pode ser usada em sala neste momento,
  Desafio dos triângulos perfeitos

Definição do Teorema de Pitágoras;

  • Desenvolvimento do Teorema de Pitágoras, com resolução de problemas e exercícios.

Abaixo uma vídeo aula que pode ser usada neste momento


Depois de trabalhado o teorema de Pitágoras é hora de por mãos na massa, abaixo temos o link de um PDF com questões que podem ser trabalhadas com os alunos em sala .


BAIXAR
EXERCÍCIO DE REFORÇO – TEOREMA DE PITÁGORAS



Etapa 4: Avaliação
  • Avaliação continua de observação a partir de tarefas e atividades em sala de aula;
  • Avaliação dissertativa/objetiva.

Recuperação:
A recuperação será continua e paralela.

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