Escola Vicente celso Brandão

Releitura da obra Abaporu (colagem de casca de ovos e recortes de livros e revista reaproveitados)


Os trabalhos foram feitos pelos alunos de 7º anos e sobre o conteúdo de leitura de imagens

Com o Objetivo De: Propor o aluno a conhecer artistas e estilos, propiciá-lo a ser um leitor, intérprete e crítico de todas imagens presentes em seu cotidiano, E trabalhar com a reciclagem e reaproveitamento de materiais do ambiente escolar.

As releituras da obra  Abaporu foram pintadas sobre cartolina e a partir do reaproveitamento de recortes de revista e livro  da biblioteca da escola e feito mosaico com casca de ovos reaproveitados da merenda escolar.


recorte de livros

Algumas Releituras da obra Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral. Abaporu é tradução do tupi-guarani, que significa homem que come carne humana.
O quadro foi pintado 1928 para dar de presente ao escritor Oswald de Andrade o então marido da artista na época. A obra original é uma pintura Óleo sobre tela – Que mede 85 cm altura por 73 cm de largura. É a obra mais representativa do modernismo brasileiro e uma das obras brasileiras mais valiosas no mercado da arte internacional.


colagem com casca de ovos

recortes de revista



Análise da obra
Tarsila valorizou o trabalho braçal (corpo grande) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena).
O quadro apresenta uma figura solitária, monstruosa, pés imensos, sentada numa planície verde, o braço dobrado num joelho, a mão sustentando o pouco peso, da cabecinha minúscula. Em frente um cacto esverdeado ao fundo o céu Azul, e um sol no circulo amarelo. Com Cores que parecer remeter as cores da bandeira nacional.

Outra curiosidade e que: O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada por um colecionador argentino e hoje reside no MALBA, o Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires.
Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.