Escola Vicente celso Brandão

Histórico da Escola


O nome Vicente Celso Brandão dado a esta Unidade de Ensino parte de uma homenagem ao pai do Prefeito do Município de Feijó na época, o senhor Geraldo Brandão nascido no Seringal Santa Maria no Baixo Rio Envira. Sua biografia mostra tratar-se de um cidadão respeitado que muito contribuiu com a construção do município de Feijó trabalhando como seringueiro na extração do látex, fonte de riqueza e expressividade econômica na época a qual gerou muito lucro para aqueles que dele viviam, sua trajetória mostra tratar-se de um homem batalhador que, desde cedo, inseriu-se no mundo do trabalho adquirindo lucros através da seringa e montando seu próprio negócio.
 Desse modo, a cidade pôde ser beneficiada através das mercadorias que o mesmo trazia abastecendo os moradores e suprindo as necessidades locais, uma vez que o acesso era muito difícil e as privações intensas. Assim, Geraldo Brandão contribuiu bastante atendendo às carências  específicas dos feijoenses daquela época.
A Escola de Ensino Fundamental Vicente Celso Brandão foi inaugurada no dia 28 de Junho de 1975 e autorizada a funcionar pelo Decreto Governamental nº de 07 de fevereiro de 1975, do Professor Geraldo Gurgel de Mesquita o, então, Governador do Estado do Acre.
De 1975 a 2011 a escola foi administrada por vários diretores dentre os quais podemos citar alguns professores tais como: Luiza de Marilac Pereira Santos (1975-1976), Valba Nunes Cordeiro ( 1977 – 1978), Maria Safira Leitão de Araújo (1979 – 1980), Napoleão Peres Dantas (1981 – 1982), Valba Nunes Cordeiro (1983-1995), José Ildo Lima Gomes ( 1996 ), Sônia Moura Cordeiro ( 1997- 1998), Maria do Carmo Lima Queiroz (1999- 2000), Maria Darci da Costa Ferreira ( 2001- 2003 ), Vera Maria Oliveira da Costa ( 2004 – 2011), tais diferenças de períodos no cargo deram-se em função das legislações vigentes em seus respectivos mandatos. Atualmente a escola está sob a direção da professora Mariana B. Pinto Nascimento, eleita pela comunidade escolar no ano de 2011 para o exercício efetivo no quadriênio 2012-2016.
A construção do presente projeto está norteada pelos princípios e fins da educação estabelecidos na Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), respeitando a legislação correlata vigente e superveniente, conforme orientação do CEE por meio da Resolução 240/2014 e Indicação nº 01/2010. Sua elaboração é fruto de convivência, de reflexão compartilhada e de trabalhos criativos idealizados e concretizados pela comunidade escolar.
Partindo dos princípios norteadores da educação básica de nosso país que impõe como ponto de referência uma educação pautada na gestão democrática de ensino a escola Vicente Celso Brandão vem ao longo dos últimos anos realizando reuniões nas quais a comunidade é convidada a participar e discutir questões referentes aos rumos que a escola deve tomar no sentido de garantir a melhoria de ensino por ela ofertado.
Desse modo, fez-se e ainda se faz necessário reunir os vários segmentos da comunidade escolar a fim de discutir, tirar dúvidas e definir que políticas educativas devem ser adotadas e que metas queremos atingir para, então, planejar as ações que direcionarão nossas práticas dentro e fora das salas de aula, e que possivelmente possam garantir a melhoria da qualidade da educação tão discutida e almejada por todos os estabelecimentos de ensino, e que ao nosso ver deve ser a bússola  que nos guiará para a excelência do processo educativo.

Vale ressaltar que tais discussões não se deram de forma esporádica, mas constantes, uma vez que a necessidade, bem como as dificuldades porque passa a escola são as mais diversas e agregar todos de uma só vez para discutir tudo o que a escola precisa torna-se extenso e, portanto, difícil. Todavia, vários encontros foram promovidos de forma que pudéssemos reunir todos os segmentos, bem como reuni-los de forma separada para tratarmos de assuntos específicos que condissesse com a área de atuação/interesse desses segmentos e, após vários encontros, surge o presente Projeto que norteará as metas e ações desta unidade de ensino. 
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