Escola Vicente celso Brandão

Vem ai, Show de Matemática


   Apesar dos esforços por parte de coordenadores e professores, muitos estudantes não conseguem compreender o conteúdo que a escola ensina, sendo muitas vezes reprovados nesta disciplina, e mesmo os que são aprovados, sentem dificuldade em enxergar uma aplicação para o conhecimento “obtido” criando na maioria das vezes uma falta de motivação com relação à aprendizagem.

Diante uma situação grave onde grande parte dos alunos, nadam em um mar de notas vermelhas nesta disciplina considerada tão adversa, faz necessário metodologias de ensino atraentes e motivadoras onde paradigmas como, a “pior matéria”, “não sei pra que estudar isso”, “a disciplina que puxa a escola pra baixo’, sejam aos pouco quebrados e superados.
È sabido que “nossa” escola VCB recebe alunos advindos das mais variadas realidades, sejam elas social, cultural, bem como níveis de escolaridade idade/série diferenciados. Isso implica diretamente nos resultados esperados pelos professores e a escola como um todo.
Os jogos não se separam da matemática, e com eles é possível o desenvolvimento de raciocínio lógico, análises de situações problemas, entre outros aspectos que ajudam e muito na construção do conhecimento matemático e de outras áreas.
Nesta perspectiva será elaborada uma gincana na escola vcb, visando proporcionar aos alunos uma atividade diferenciada, na qual haja troca de experiência entre alunos, professores e familiares, evidenciando desse modo que o estudo da matemática pode ser divertido e, aplicado fora do ambiente de sala de aula.
Passamos então para o segundo passo que será conversar com os professores de todas as turmas. Convidamos os docentes a participarem da atividade, explicando a importância da mesma para os estudantes e pedindo sugestões. Se todos os professores aderirem, apresentaremos as atividades que estamos planejando e como pretendemos realizá-las. Faremos uma reunião para apresentação das atividades e discutiremos sobre onde e quando realizá-las.

Quanto às atividades propostas, é obvio que não haverá tempo para a realização de todas as planejadas no dia “M”, por isso tais atividades serão divididas em dois grupos; as prévias, que serão propostas com antecedência, e as atividades que serão realizadas durante a gincana. As atividades prévias também terão seus resultados apresentados durante a gincana, mas são tarefas que necessitam de uma preparação, e seleção com maios tempo.
Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.