Vem ai, Show de Matemática
Apesar
dos esforços por parte de coordenadores e professores, muitos estudantes não
conseguem compreender o conteúdo que a escola ensina, sendo muitas vezes
reprovados nesta disciplina, e mesmo os que são aprovados, sentem dificuldade
em enxergar uma aplicação para o conhecimento “obtido” criando na maioria das
vezes uma falta de motivação com relação à aprendizagem.
Diante
uma situação grave onde grande parte dos alunos, nadam em um mar de notas
vermelhas nesta disciplina considerada tão adversa, faz necessário metodologias
de ensino atraentes e motivadoras onde paradigmas como, a “pior matéria”, “não
sei pra que estudar isso”, “a disciplina que puxa a escola pra baixo’, sejam
aos pouco quebrados e superados.
È
sabido que “nossa” escola VCB recebe alunos advindos das mais variadas realidades,
sejam elas social, cultural, bem como níveis de escolaridade idade/série
diferenciados. Isso implica diretamente nos resultados esperados pelos
professores e a escola como um todo.
Os
jogos não se separam da matemática, e com eles é possível o desenvolvimento de
raciocínio lógico, análises de situações problemas, entre outros aspectos que
ajudam e muito na construção do conhecimento matemático e de outras áreas.
Nesta
perspectiva será elaborada uma gincana na escola vcb, visando proporcionar aos
alunos uma atividade diferenciada, na qual haja troca de experiência entre
alunos, professores e familiares, evidenciando desse modo que o estudo da
matemática pode ser divertido e, aplicado fora do ambiente de sala de aula.
Passamos
então para o segundo passo que será conversar com os professores de todas as
turmas. Convidamos os docentes a participarem da atividade, explicando a
importância da mesma para os estudantes e pedindo sugestões. Se todos os
professores aderirem, apresentaremos as atividades que estamos planejando e
como pretendemos realizá-las. Faremos uma reunião para apresentação das
atividades e discutiremos sobre onde e quando realizá-las.
Quanto
às atividades propostas, é obvio que não haverá tempo para a realização de
todas as planejadas no dia “M”, por isso tais atividades serão divididas em dois
grupos; as prévias, que serão propostas com antecedência, e as atividades que
serão realizadas durante a gincana. As atividades prévias também terão seus
resultados apresentados durante a gincana, mas são tarefas que necessitam de
uma preparação, e seleção com maios tempo.
Deixe seu comentário