Escola Vicente celso Brandão

Jogos de Matemática em sala de aula

JOGOS NA SALA DE AULA D’ Ambrósio (1991, p.1) afirma que “[...] há algo errado com a matemática que estamos ensinando.
O conteúdo que tentamos passar adiante através dos sistemas escolares é obsoleto, desinteressante e inútil”. As palavras deste autor evidenciam a necessidade de se abandonar o tradicionalismo, isto é, a visão da matemática como disciplina que desperta ansiedade e medo em crianças, jovens e adultos, além de apresentar o maior índice de reprovação nas escolas.
Evidenciam, também, a urgência de uma reflexão acerca de novas estratégias pedagógicas que contribuam para a facilitação do processo de ensino aprendizagem dessa disciplina, ao mesmo tempo que estimulem nos alunos o pensamento independente, o que lhes permitirá a utilização de recursos e instrumentos úteis no seu cotidiano.
Essa é, em resumo, a proposta deste trabalho: oferta de novas estratégias pedagógicas para o ensino da matemática, baseadas na utilização de jogos. Acredita-se que os jogos, além de úteis para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de manejar situações reais, podem, ainda, servir de elemento facilitador no despertar do aluno para a importância da matemática para a sua vida social, cultural e política.


JOGO DOS TRIÂNGULOS

 O jogo funciona assim: Construir uma quadrado de 40 centímetros, e dividir em 4 quadrados de 10 centímetros. Traçar suas diagonais dos dois lados, dividindo cada quadrado em 4 triângulos. Agora é só decidir o conteúdo e completar a "tabela". 
O objetivo é colocar a operação em uma parte do triângulo e no triângulo correspondente sua Depois de todo o tabuleiro preenchido, é hora de recortar. Com as peças soltas os alunos, que poderão estar em duplas ou trios, quem sabe competindo entre a turma toda, devem resolver as equações, encontrar seu resultado no quebra cabeça e "remontar" o grande quadrado. Ganha quem finalizar primeiro.


Alunos confeccionando o jogo




Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.