Sequência didática para a compreensão da soma dos ângulos internos e externos de um polígonos
PROFESSOR: André Silva
Série: 8º ano
Disciplina: Matemática Nº DE AULAS: 04
TEMA: POLÍGONOS
APRENDIZAGENS ESPERADAS.
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Para
desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM, que é utilizar o
conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade
e agir sobre ela, especificamente em em seu H7 - identificar características de
figuras planas ou espaciais, é esperado para essa aula os seguintes objetivos:
·
Levar o aluno a descobrir a fórmula para
determinar a soma dos ângulos internos de um polígono.
·
Levar o aluno a descobrir a fórmula para
determinar a soma dos ângulos externos de um polígono.
·
Resolver situações problemas utilizando
a soma dos ângulos internos e externos de um polígono.
Duração das atividades
3
horas aula (50 minutos cada)
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ø Para
o desenvolvimento da aula o aluno deve, como pré requisito, saber
Ø Identificar
os polígonos.
Ø Identificar
os elementos de um polígono.
Ø Somar
os ângulos internos de um triângulo.
Ø Identificar
a diagonal de um polígono.
Ø Identificar
ângulos internos e externos de um polígono.
Ø Estratégias
e recursos da aula
A AULA
PRIMEIRO MOMENTO
Professor, divida a turma em duplas, e
em seguida, entregue para cada aluno da dupla uma folha contendo desenhos de um
triângulo, um quadrilátero, um pentágono, um hexágono, um heptágono, um
octógono, um eneágono e um decágono, conforme figura 1 e outra folha contendo
um quadro como o mostrado na figura 2,abaixo.
Após
a entrega das folhas, dê a seguinte instrução aos alunos da classe:
Divida
cada polígono em triângulos, traçando diagonais, utilizando apenas um de seus
vértices, e complete a segunda e terceira coluna da tabela.
Figura 2: Modelo
do quadro a ser utilizado na atividade
Polígonos
|
Número de lados
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Número de triângulos
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Soma dos ângulos internos
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Triângulo
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Quadrilátero
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Pentágono
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Hexágono
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Heptágono
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Octógono
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Eneágono
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Decágono
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Polígono de n lados
|
Durante essa
atividade as duplas serão acompanhadas, o professor deverá ir argumentando e
questionando-as para que os alunos possam perceber as similaridades.
Posteriormente, entregue o questionário a seguir:
1. Quantas diagonais
podem ser traçadas usando apenas um vértice de um quadrilátero? E de um pentágono?
2. Analisando o item
anterior, podemos afirmar que existe uma relação entre o número de diagonais e
o número de lados? Se existir, qual é?
Comentário: Espera-se que os
alunos observem que existe uma relação entre o número de diagonais que saem de
apenas um vértice dos polígonos (d) e o
seu número de lados (n) e que essa relação é dada pela diferença entre o número
de lados e três.
Professor,
representando as diagonais por “d” e o número de lados por “n”, peça aos alunos
que escrevam uma sentença matemática que represente a relação encontrada.
Padrão de resposta esperada: Espera-se
que eles cheguem a equação: d = n – 3.
3. Usando as
diagonais que partem de um único vértice, quantos triângulos são formados em
um:
a) Triângulo?
b) Um
quadrilátero?
c) Um
Pentágono?
4. Observando o
item anterior (3), podemos afirmar que existe uma relação entre o número de
triângulos e o número de lados? Se existir, qual é?
Comentário: Espera-se que os
alunos observem que existe uma relação entre o número de lados (n) e a
quantidade de triângulos (t) dos polígonos e que, essa quantidade, é dada por
t=n–2.
Professor,
representando o número de triângulos por “t” e o número de lados por “n”, peça
aos alunos que escrevam uma sentença matemática que represente a relação encontrada.
Padrão de resposta esperada: Espera-se que os
alunos cheguem a equação: t = n – 2.
5) Sabendo que o quadrado possui
quatro ângulos retos, qual é a soma dos seus ângulos internos?
6) Qual é o valor da soma dos
ângulos internos de um triângulo?
7) Qual é o valor total do
resultado das somas dos ângulos internos de todos os triângulos encontrados no
quadrado? Qual é a relação entre esse total e a soma dos ângulos internos do
quadrado?
8) Quantos triângulos foram
traçados no pentágono?
9) Qual é o valor total do
resultado das somas dos ângulos internos de todos os triângulos encontrados no
pentágono? Qual é a relação do valor encontrado com a soma dos ângulos internos
do pentágono?
10) Analisando os itens 5 a 9, é possível
perceber a relação entre o número de triângulos formados pelas diagonais que
saem de um único vértice e a soma dos ângulos internos de um polígono? Qual é?
Comentário: Espera-se que os
alunos observem que existe uma relação entre o número de triângulos (t) e o
valor da soma dos ângulos internos de um polígono (S) e que, essa soma é dada
pelo produto entre a quantidade de triângulos formada e o valor da soma dos
ângulos internos de um triângulo (180º).
Observação: Se os alunos não
conseguirem chegar à essa conclusão, use os outros polígonos e/ou outros
exemplos.
Professor, depois
de socializar e discutir o questionário peça aos alunos que escrevam a
expressão que permite calcular a soma dos ângulos internos de um polígono.
Padrão de resposta
esperada: Espera-se que os alunos cheguem à expressão S = t × 180º.
Explore a
expressão, solicitando aos alunos que completem o quadro indicado como figura
2, completando a terceira coluna. Para a correção, tenha em mãos uma tabela
igual a dos alunos traçada em papelão ou papel pardo e cole-a no quadro.
Em seguida, peça a
cada dupla para que escreva nessa tabela a sua resposta e, ao final, comente e
ressalte a importância da fórmula sugerindo uma situação problema.
Por exemplo:
“_ É bem difícil
construirmos um polígono de 30 lados para se ver quantos triângulos obteríamos
ao traçarmos as diagonais, então como determinar a soma utilizando a fórmula?”
Após conferir o
quadro, junto com os alunos, pergunte-lhes se é possível encontrar o valor
dessa soma (S), utilizando apenas o número de lados do polígono.
Comentário:
Professor, deixe as duplas pensarem na solução e, caso seja necessário, indique que existem duas expressões que podem
ser utilizadas: t = n – 2 e S = t × 180º.
Promova um espaço
para a socialização das soluções e resultados. É esperado que os alunos
substituam t na equação para o cálculo de S por n – 2, isto é, espera-se algo
próximo a
Promova um espaço de discussão e peça-lhes que façam um compilado das
conclusões a que chegaram.
SEGUNDO MOMENTO
Professor, para
essa etapa, entregue algumas situações problemas e determine um tempo para que
as duplas as resolvam. Posteriormente, depois do tempo determinado, entregue as
respostas e peça-lhes que corrijam as questões apresentadas. Se necessário dê
dicas para essa correção.
Comentário: Ao dar
o tempo para a correção, verifique se cada uma das duplas fez correção
adequada.
Sugestões de situações problemas:
1) Quantos lados possui um polígono
cuja soma dos ângulos internos é igual a 2 340º?
2) Qual a soma dos ângulos internos
de um icoságono (20 lados)?
3) Lili desenhou o polígono abaixo
(figura 3) e não sabe determinar qual é a soma dos ângulos Ajude-a nessa
tarefa. Quanto será a soma?
Figura 3:
desenho do problema 3
4) Observe o polígono inscrito na moeda de
25 centavos (figura 4):.
Agora responda ou resolva as questões a seguir:
a)
Qual é o nome do polígono inscrito?
b)
Quantas diagonais saem de um único vértice desse polígono? Como é feito
o cálculo?
c)
Calcule quantos triângulos podem ser formados com as diagonais saindo de
um único vértice.
d)
Calcule o valor da soma dos ângulos internos do polígono inscrito.
Observação: As situações
acima são exemplos que podem ser apresentadas aos alunos. O professor pode
utilizá-las, modificá-las, acrescentar mais situações ou elaborar outras que
achar mais conveniente.
Padrão de respostas esperadas para as
situações problemas:
1. 15 lados
(pentadecágono).
2.
3240º.
3.
3060º.
4.
Heptágono; b) 4 diagonais; c) 5 triângulos; d) 900º.
TERCEIRO MOMENTO
Observação: Os polígonos
devem ser feitos em cartolina ou em outro papel mais firme.
Professor,
entregue a cada dupla, desenhados em uma folha de papel, dois polígonos
diferentes. E, em seguida, solicite que:
1) Recortem os ângulos externos.
2) Colem no caderno os ângulos recortados
juntando-os.
Questione-os:
“_ O que você
observaram? Que ângulo foi formado e qual a sua medida?
Padrão de resposta esperada: Espera-se que os
alunos colem os ângulos recortados e que encontrem semelhantes ao mostrado na
figura 6. Espera-se também, que eles percebam que a figura formada é um ângulo
de uma volta, cuja medida é 360º.
Observação: Se necessário,
pegue uma figura em tamanho maior e diferente dos que foram entregues e indique
como fazer, recortando, por exemplo, um dos ângulos.
Solicite aos
alunos que registrem a conclusão no caderno. Em seguida, entregue algumas
situações problemas para serem resolvidas pela dupla.
Novamente,
entregue as respostas das situações problemas e peça-lhes para corrigirem as que
erraram. Se necessário dê dicas para essa correção.
Comentário: Ao dar o tempo
para a correção, verifique se cada uma das duplas fez correção adequada.
Sugestões de situações problemas.
1) Qual é o polígono em que
a soma das medidas dos ângulos internos é o quádruplo da soma das medidas dos
ângulos externos?
2) A soma das medidas dos
ângulos internos de um polígono é 720º. Descubra quanto mede cada um dos seus
ângulos internos.
Padrão de respostas esperadas para as
situações problemas:
1) Decágono.
2) 260º
QUARTO MOMENTO
Entregue uma
cartolina para dupla e peça para os alunos construírem e recortarem um polígono
de 11 lados e de 12 lados. A seguir, solicite que calculem o número de
triângulos e a soma dos ângulos internos e externos de cada um deles e que
verifiquem o resultado no desenho.
Recursos Complementares
O professor pode
utilizar como recurso os livros:
“Brincando com Origami”, de
Antônio Carlos Genova”, e “Os poliedros de Platão e os Dedos da Mão”, de Nilson
José Machado, que fornecem textos interessantes sobre polígonos e atividades
estimuladoras que podem, inclusive, ser inseridas em aula.
Para trabalhar com
o livro “Os poliedros de Platão e os Dedos da Mão”, o professor pode ainda
utilizar a sequência didática, fornecida pelo recurso disponível em
<http://sites.aticascipione.com.br/ap/paradidaticos/vivendo_matematica/poliedros/poliedros.htm>,
acesso em 15 de out. 2013. Nesse recurso, o aluno pode clicar, no índice, sobre
os capítulos do livro. Com essa ação ele é redirecionado e poderá ler sobre o
tema, responder questões e resolver problemas. Esse recurso também aborda
outros assuntos que poderão ser explorados pelo professor.
Avaliação
A avaliação deverá
ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo.
Deve-se observar a participação efetiva do aluno em dupla e individualmente em
todas as atividades propostas.
O professor poderá
também, adotar como critério para avaliação:
Ø O desempenho do
aluno nas atividades em dupla.
Ø A motivação em
apresentar suas respostas para a turma.
Ø A seriedade para a
correção dos exercícios.
Ø A criatividade na
construção dos polígonos de 11 lados e de 12 lados.
Bibliografia
MACHADO, N.J.Os
poliedros de Platão e os dedos da mão. São Paulo: Editora Scipione,
1996.(Coleção Vivendo a Matemática).
GENOVA, A. C.
Brincando com Origami - Aprendendo com Dobraduras. 7. ed.
São Paulo: Editora Global, 2002.
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